"Sem dúvida, uma manifestação espontânea da criança vale mais que todos os interrogatórios. " Jean Piaget

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quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Falando de avaliação nas escolas




O professor pede para responder com suas palavras, a criança responde, mas não está correto. O que faltou? Explicar com as palavras do professor?

Então, para quê avaliar?

Se o sentido é só dar nota, basta elaborar provas com gabaritos fechados e conferir as respostas. Só há duas opções: certo ou errado. Não há meio termo, assim como não há avaliação. Há apenas a cobrança. O professor cobra do aluno exatamente o que depositou em sala. Não há avanços e, possivelmente, não há como dizer se há aprendizagem.

Mas se falamos em avaliação de aprendizagem, a prova será apenas um dos recursos de que se vale o professor para acompanhar o processo de apendizagem do seu aluno. Trata-se de uma das situações em que o aluno expressa sua compreensão dos conceitos estudados em sala. E indica tão somente um instrumento do qual o professor acessa essa informação e a utiliza como ponto de partida para novas aprendizagens. Não se trata de cobrança, mas um reflexo da própria atividade escolar.

Vale lembrar: avaliação é um instrumento e não um fim em si mesmo.

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